A Colônia, de Ezekiel Boone | Resenha do Livro


A Colônia, escrito pelo Ezekiel Boone, é o início de uma trilogia que envolverá aranhas e apocalipse, mas é apenas um início. Ao que parece, parte da história e da ação fica para a sequência, e a sensação que fica é que poderia ter sido apresentado nesse primeiro livro.Porém, isso não é um problema, já que esse primeiro volume faz um excelente trabalho de apresentar os personagens e também os problemas que virão: as aranhas assassinas.

A premissa parece história de um filme trash dos anos 80, e algumas partes do livro também, mas a forma que o autor conta a historia lhe convence de que as aranhas são realmente perigosas e faz você ter medo de encontrar uma. Elas comem os humanos, e outras são ainda pior. Sempre levantando argumentos plausíveis e reais, o que torna tudo mais amedrontador.

O início do apocalipse, e da desordem mundial, é bem sútil e feita aos poucos, desde o prólogo do livro, e vai se desenrolando até as últimas páginas. Desde o início sabemos das aranhas, mas mesmo ao fim deste primeiro livro não saberemos tudo sobre elas, e o final aberto deixa um enigma sobre qual será a próxima onda de desastre.

Os personagens são usados para narrar a história em diversos pontos de vista; a jornalista, para dar a versão da mídia; o chefe de segurança da Casa Branca, mostrando os passos que a presidente fará; os soldados dos EUA, que deverão manter a ordem no país; e uma das mais importantes, a cientista especialista em aranhas. que explica grande parte da história, e também traz os argumentos e pesquisas sobre essa nova espécie.

Apesar dos principais personagens serem norte-americanos, a história não se resume aos Estados Unidos. Os capítulos sempre intercalam pontos de vista diferentes, e em algumas vezes em outros países, como Índia, Peru e China, situando  em diversos momentos como estão as aranhas no restante do mundo. Em um determinado momento até o Brasil é citado, o que pelo contexto não é uma coisa muito boa.

Enquanto o livro avança, as pesquisas para entender o que está havendo  também prosseguem, e ao final não chegamos a uma conclusão com a explicação definitiva, o que indica que literalmente tudo pode acontecer nos próximos livros.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »