Suicidas, de Raphael Montes | Resenha do Livro


Não sei se estaria sendo muito precipitado em dizer que o Raphael Montes é um dos melhores autores brasileiros da atualidade, mas que ele sabe escrever um bom livro, isso ele sabe fazer. Suicidas, recentemente relançado pela editora Companhia das Letras, é um exemplo de uma boa obra que te prende do início ao fim.

O básico que você precisa saber sobre o enredo é que nove jovens decidem participar de uma roleta-russa. O que me chamou mais atenção, como a maioria dos livros que falam sobre suicídio é que uma mínima ação pode despertar esse gatilho suicida em alguém, o que para nós é algo simples, pode ser aterrorizante para uma outra pessoa. E o autor soube utilizar muito bem esse ponto, tentando mostrar como funciona a mente humana.

A maneira como a história foi contada também é um aspecto bem importante para o andamento do livro. Dividida em 3 partes, sabemos o que aconteceu antes, durante e após a roleta, não tornando o livro monótono, muito pelo contrário, ao fim de cada capítulo queremos desesperadamente saber o que acontece depois.

Os personagens são bem distintos e esse é outro aspecto fundamental, como disse no início do texto, cada um possui um motivo para tirar a própria vida e durante o livro vamos conhecendo melhor quais são esses fantasmas que os assombram. Desde um menino rico, passando por um menino com síndrome de Down, por outro que sonha em ser um grande autor, por uma menina que descobriu estar recentemente grávida e outros que são extremamente relevantes para a construção do livro.

Não vou entrar muito em detalhes na história por motivos de spoiler, mas saiba que em Suicidas você vai encontrar uma obra que vai te deixar perturbado, literalmente, com as atrocidades que o ser-humano pode cometer e até onde o desespero para obter dinheiro e fama podem levar alguém. Vale ressaltar que o plot twist do fim é incrível e você passa a desconfiar de todas as pessoas ao seu redor. Será que realmente podemos confiar nas pessoas?
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »