A Lógica Inexplicável da Minha Vida, de Benjamin Alire Sáenz | Resenha do Livro


   Depois de Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo (clique aqui para assistir a resenha), o autor Benjamin Alire Sáenz volta com um nova história incrível, e com a mesma fórmula do sucesso: mostrar que a vida é imprevisível. Assim como em Aris e Dante, o livro A Lógica Inexplicável da Minha Vida se passa em um ano e muitas reviravoltas acontecem, grandes e pequenas, como na vida de qualquer ser humano.

   A história é sobre o último ano do Ensino Médio do Salvador (que recebe variações ao longo da história, como Sal e Sally), ele é um jovem que no momento não está pensando em ir para a faculdade e é filho adotivo de Vicente, um pai solteiro gay. A mãe de Sally morreu, e no início descobrimos que ela deixou para o filho uma carta, que será um dos plots até o fim do livro. 

   Porém, a vida é surpreendente, e Benjamin sabe muito bem traduzir isso em palavras, já que diversas coisas irão acontecer com o protagonista e também com seus amigos Fito e Sammy, que ficarão cada vez mais presentes na história até o fim do livro. Um dos grandes pontos fortes do livro é a experiência que Vicente tem como pai gay, um tema pouco retratado nos livros YA, e que é muito bem retratado pelo autor. 

   Mesmo sendo um personagem secundário, o pai de Sal é muito profundo e tem seu próprio brilho dentro da história. É muito interessante enxergar a vida do protagonista sabendo que ele foi criado por um homem gay, e ver que isso não alterou em nada em sua vida, e apresenta também os "problemas" de ser um adulto gay nos dias de hoje, como a procura de um amor em uma idade avançada. Os amigos de Sally também são muito profundos e tem seus próprios desafios a serem apresentados e concluídos. E cada vez que a história avança, os arcos de todos esses personagens vão se unindo cada vez mais.

   Uma das principais discussões do livro é o luto. Todos os personagens principais lidam com a morte de um ente querido, de maneiras diferentes, mas sempre se unem para superar a perda. Se olhar de certo angulo, podemos dizer que é através da morte que os personagens se unem e acabam ganhando outras experiências, que no futuro vem a ser algo muito bom. Como dito no início, o livro se passa ao longo de um ano, então diversas coisas irão acontecer, e principalmente, diversas coisas irão mudar.

   Com capítulos curtos, o livro é muito rápido de ser lido, e seus personagens, tramas e mudanças repentinas fazem com que você não queira largar em nenhum momento. Cada virada de página é um susto, seja de alguém morrer ou então de um novo plot twist acontecer. Na metade do livro a história já será totalmente diferente do início, e será mais rápida ainda a mudança até o final, mas não podemos comentar por motivos de: spoiler.

   Benjamin é um autor que sabe tocar os pontos importantes de forma incrível e inesquecível, lidando com assuntos do cotidiano de maneira única. É notável a mudança de personalidade dos personagens no fim do livro, se comparado com o início, e é mais notável ainda perceber que a vida, quando vista um ano depois, muda da mesma forma. Se nós mudamos, porque os personagens não mudariam? E é a partir dessa lógica que o autor mantem seu livro ainda melhor que o primeiro.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »