Dentes de Dragão, de Michael Crichton | Resenha do Livro


    O Michael Crichton, autor de Jurassic Park, morreu em 2008, e mesmo depois de morto lançou o livro Dentes de Dragão. Sua esposa encontrou a história toda pronta para ser publicada após a sua morte, e assim fez. O livro no Brasil foi publicado pela Editora Arqueiro, e é um livro com o mesmo ar dos clássicos filmes de dinossauros.

    O livro fala sobre o início da catalogação de ossos de dinossauro, no final do século XIX. Dois grupos de professores e paleontólogos, inimigos, diga-se de passagem, são a parte central dessa história. O jovem estudante Johnson é desafiado a passar seu verão numa das viagens do professor Marsh, que vai sempre para o Oeste dos Estados Unidos caçar fósseis de dinossauro.

    É nessa viagem que muitas coisas acontecem, e diversas reviravoltas são contadas. Um dos pontos mais curiosos é descobrir que todo esse livro é baseado em histórias que realmente aconteceram. Marsh, o professor da faculdade de John, e o inimigo, Cope, foram baseados em pessoas reais que foram importantíssimos para a paleontologia.

    Como o livro se passa em 1876, é ainda um período muito antigo e sem tecnologias da comunicação, ou seja: as informações demoram a serem passadas e é tudo mais difícil. Nessa mesma época, ainda estavam acontecendo guerras dos norte-americanos contra os índios locais, o que também é retratado ao longo do livro, pois eles vão para o território do conflito. 

    A mudança de comportamento do protagonista já é deixado claro na introdução do livro. O autor já antecipa que o personagem irá mudar ao longo dessa história, e nos deixa cientes do seu talento em desenvolver a passagem dessas características tão profundas e diversas. O John começa como o menino mimado e frágil, e termina o livro como um verdadeiro badass.

    Ao mesmo tempo que tem cenas descontraídas e cômicas, o livro também conta com cenas pesadas e tensas, como de morte, ameaças e até mesmo assassinatos, tudo o que existe em uma história de velho oeste tradicional. Enquanto as cenas trágicas são realmente pesadas, as de humor são o verdadeiro alívio cômico da história, deixando o clima do livro nessa montanha russa de emoções.

    Esse divertido, e trágico, livro que fala sobre o passado e o início da caça aos dinossauros será adaptado para a televisão. A National Geographic fará uma minissérie baseada nessa história cheia de surpresas. Para quem gosta de dinossauros, e principalmente quem gostou de Jurassic Park, esse é um ótimo livro, pois o espírito de aventura do autor foi transmitido de forma legítima.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »