Oyá e os Escolhidos, de Sophia Aloha | Resenha do Livro


    Apesar de boa parte da população do Brasil ter vindo da África, pouco se sabe desse lado da nossa origem. Principalmente quando se trata da cultura africana e suas religiões. O livro Oyá e os Escolhidos, escrito pela Sophia Aloha, é uma ótima forma de começar a entender esse assunto. 

    Contado em forma de aventura juvenil, o primeiro livro da Série Luz apresenta esse universo real, combinando fantasia e religião de uma forma excepcional, deixando o leitor curioso para saber mais sobre esse outro aspecto da nossa realidade. 

    Mesmo se tratando de um assunto que não é de conhecimento geral, já que as religiões afrodescendentes são minoria no país, o livro aborda e explica de forma didática, principalmente porque é voltado para o público mais jovem. Mas isso não tira o brilho da história, que apresenta diversos personagens de diversas minorias, também de forma sem igual.

    Um dos pontos mais interessantes é justamente esses personagens icônicos e com muita personalidade: O órfão que está morando em um orfanato, a menina pobre que não recebe tanta atenção da família, o atleta popular, o músico, o menino que cuida de seu avô doente e até mesmo uma índia. 

    Esse grupo, no qual a maioria não se conhecia antes do início da aventura, tem que se juntar e confiar uns nos outros para enfrentar um grande desafio a frente, no qual eles ainda não sabem ao certo o que irá acontecer. Até mesmo depois de concluído, eles parecem ainda não entender tudo o que está por vir.

     Quando se pensa em minoria acabamos esquecendo de justamente esses grupos que são tão poucos e esquecidos, que não tem voz para serem representados em grandes histórias. Felizmente, Sophia soube aproveitar sua história para contar também a história desses pequenos grupos isolados e que não recebem tanta atenção.

      O primeiro livro se encerra após explicar o básico desse universo, novo para mim que não tinha contato algum com a cultura e religião africana, deixando ainda um gancho para a sua continuação provando que tem de tudo para se tornar uma saga épica digna da atenção de todos.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »