Minha Versão de Você, de Christina Lauren | Resenha do Livro


       O mundo por si só já é difícil. Ser LGBT o mundo é pior ainda. Ser LGBT em uma cidade de religiosos nem se fala. E é justamente neste cenário que o livro Minha Versão de Você, escrito pelo pseudônimo Christina Lauren, se passa. Tanner é um menino bissexual que se mudou da cidade grande para o interior de Utah, uma cidade em que (quase) todos são mórmons, muito religiosos. 

    Ele está no último ano do ensino médio, e decide fazer junto de sua melhor amiga, Autumn,  uma matéria de escrita, que consiste em escrever um livro durante aquele ano. Acontece que ele se apaixona pelo ex-aluno-orientador, chamado Sebastian, que fez a mesma matéria no ano anterior e seu livro foi um sucesso e foi vendido para uma editora.

    O problema é que Sebastian é um dos muitos mórmons da cidade, e é "contra seus princípios" se apaixonar por outro menino. E ao longo da história os dois vão se descobrindo e quebrando as barreiras do preconceito.

    Esse livro fala muito sobre a questão da religião vs gênero, e aborda a não-aceitação de uma forma muito realista. Não são todos que podem se assumir para a família, principalmente quando são religiosos, e isso pode fazer com que a pessoa recuse a aceitar ser quem ela é. Ao decorrer do livro Tanner tenta ajudar Sebastian a se entender melhor, e principalmente se aceitar.

    É um dos livros que você chora, ri e no final não quer desgrudar de tão bom. O romance é na medida certa, os personagens são cativantes e até irritantes em alguns momentos. Também é interessante ver os bastidores da criação de um livro, já que o plot principal é a história que Tanner está criando com ajuda de Sebastian.

    Todos os detalhes dessa história são importantíssimos. Desde a capa com as cores da bandeira bissexual, até as pequenas discussões de conscientização sobre o que é ser bi. As autoras souberam retratar essa realidade de uma forma muito fofa e divertida. O tempo dentro do livro passa de uma forma sutil, fazendo com que os personagens também amadureçam.

    O desfecho do livro me deixou divido: por um lado eu adorei a cena, foi muito bem escrita, tecnicamente falando, mas meu lado fã não gostou da forma que terminou, principalmente com os acontecimentos deste mesmo capítulo. De qualquer forma, é um livro incrível sobre o amadurecimento e a autoaceitação da sexualidade, voltado para um assunto pouco falado: a bissexualidade.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »