A Marcha - Livro 1, de John Lewis, Andre Aydin & Nate Powell | Resenha da HQ


    O racismo é um assunto muito discutido nos dias de hoje, e essa luta pelos direitos iguais pode não ser tão presente no Brasil com movimentos marcantes e grandes repercussões, mas nos Estados Unidos vira e mexe é noticiado um grande protesto pelos direitos iguais. Assim como é comum no país vermos notícias sobre atos racistas vindo de pessoas comuns, políticos e policiais.

    A HQ A Marcha - Livro 1 volta no tempo através das memórias de John Lewis, hoje deputado dos Estados Unidos, e ativista negro. Inicia-se contando sobre a infância no interior e nos guia até os seus primeiros atos como ativista pacífico.

    Com inspiração no Martin Luther King, o movimento negro daquela época protestava sempre pacificamente, para mostrar que eles não querem nada além de direitos iguais. É interessante a forma que os autores da HQ escolheram contar a história do passado misturada com alguns pontos necessários nos dias de hoje.

    Os traços e características dos desenhos nessa história em quadrinhos é muito rico em detalhes e beleza. O livro é todo desenhado em tons de preto e branco, e sem uma organização definida milimetricamente perfeita, cada página é um estilo único de contar aquele momento da narrativa.

    Esse primeiro livro é o início de uma série que está para surgir, e é uma ótima fonte para entender os problemas raciais que existiram e ainda existem no mundo. É possível entender com exemplos práticos e reais o que realmente afeta a vida dos negros na sociedade. Mesmo sendo lições do passado, essa história tem uma ótima força para mudar o nosso presente e futuro.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »