Um Amor Perdido, de Alyson Richman | Resenha do Livro



Um amor perdido é uma história de amor emocionante que teve que ser interrompido por causa da Segunda Guerra. Mas, depois de 60 anos, eles se reencontraram no casamento de seus netos.

O romance começou no início da Segunda Guerra. Com o decorrer do tempo, as coisas em Praga foram ficando tensas para os judeus, pois os alemães estavam para invadir a cidade e, ao mesmo tempo, a paixão de Lenka e Josef foi crescendo.

Temendo o pior para sua família, o pai de Josef conseguiu passagem para todos de sua casa saírem de Praga, mas Josef não queria se separar de sua amada, então os dois tiveram que casar às pressas. Lenka só aceitou se casar se a sua família fugisse junto, pois eles também eram judeus. Mas, infelizmente, isso não aconteceu.

Por mais que Lenka amasse seu marido, com o qual estava casada há pouco tempo, ela não podia abandonar sua família. Resolveu ficar e ficou com a esperança de que Josef fosse conseguir uma passagem para ela e sua família. Depois da partida de seu marido, as coisas foram piorando e a família foi enviada para uma cidadezinha construída pelos alemães especialmente para os judeus, que se chamava Terezín. E é a partir daí que a história começa a ficar emocionante e angustiante.

Sabemos que os judeus foram muito maltratados e que sofreram muito na época da guerra e na história não foi diferente. Lenka e sua família tiveram que abandonar seus amigos, sua casa e tudo o que tinha de valor dentro dela. Em Terezín, tiveram que trabalhar pesado para receber um pouco de comida, que estava estragada, e água para tentarem sobreviver.

Foi bem angustiante ler os relatos do que os judeus estavam passando na cidadezinha. Mas também foi bem bonito o fato de que eles se agarravam a pequenas coisas que lembravam da vida antiga e se sustentavam nisso para conseguirem passar por tudo. No caso de Lenka, ela se agarro a pintura, que era coisa
que ela mais amava fazer na vida.

A história é contada pelos dois, no passado - todo o sofrimento que eles passaram - e no presente, contando como está a vida deles e que, mesmo depois de tanto tempo, eles não esqueceram do tempo em que ficaram juntos. E depois de 60 anos, Lenka e Josef estão um do lado do outro, no casamento de seus netos.

É uma história muito bonita. Senti raiva, tristeza, felicidade, vontade de chorar, enfim, várias coisas ao longo do livro. Queria muito uma continuação, porque queria ver esse casalzão junto e feliz, que é o que eles merecem depois de tudo. É um ótimo livro para quem gosta de romance e se interessa pela Segunda Guerra.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »