A introdução é uma obra a parte, que já valoriza o livro só por essa aula de história sobre a ciência e a astronomia. Ele apresenta o planeta vermelho, Marte, que será palco de todas as próximas histórias que virão. Não só falando da parte histórica do mundo real, ele pontua também o como os criadores de histórias imaginavam o planeta vizinho naquela época, já que nada era concreto, e literalmente tudo poderia existir lá, já que ninguém nunca tinha visto imagens reais do planeta.
Indo para os contos, eles vão desde o mais simples, até o mais complexo. Com todo tipo de história: romance, ação, e o mais frequente: aventura. Assim como também existem as histórias interessantes, e as que nem tanto.
Pessoalmente acredito que o livro é melhor aproveitado se lido aos poucos, como se cada conto fosse um livro por si só. Ler o livro com pressa de acabar, e como história corrida de um romance comum, em que você atravessa os capítulos todos de uma vez, faz com que o livro perca um pouco da emoção. Além de não deixar você pensar um pouco sobre aquela história que você acabou de conhecer.
Lido todo de uma vez, ou aos poucos, o livro é sim uma grande obra repleta de astros da ficção científica e que nos permite viajar pelo imaginário do "e se?". E se em Marte existisse mesmo vida? E se a civilização tivesse sido extinta? E se isso tudo que sabemos hoje for tudo mentira? Dessa forma os contos são conduzidos, sempre deixando no ar essa dúvida do que realmente existe, e existiu, no nosso vizinho vermelho.
ConversionConversion EmoticonEmoticon