Crônicas de Marte, de George R. R. Martin | Resenha de Livro

 "Crônicas de Marte", uma coletânea de contos escolhidos pelo George R. R. Martin, autor conhecido por Crônicas de Gelo e Fogo, que inspirou a série de TV Game of Thrones, e ele é um grande fã de ficção científica, como dito na introdução do livro.

A introdução é uma obra a parte, que já valoriza o livro só por essa aula de história sobre a ciência e a astronomia. Ele apresenta o planeta vermelho, Marte, que será palco de todas as próximas histórias que virão. Não só falando da parte histórica do mundo real, ele pontua também o como os criadores de histórias imaginavam o planeta vizinho naquela época, já que nada era concreto, e literalmente tudo poderia existir lá, já que ninguém nunca tinha visto imagens reais do planeta.

Indo para os contos, eles vão desde o mais simples, até o mais complexo. Com todo tipo de história: romance, ação, e o mais frequente: aventura. Assim como também existem as histórias interessantes, e as que nem tanto. 

Pessoalmente acredito que o livro é melhor aproveitado se lido aos poucos, como se cada conto fosse um livro por si só. Ler o livro com pressa de acabar, e como história corrida de um romance comum, em que você atravessa os capítulos todos de uma vez, faz com que o livro perca um pouco da emoção. Além de não deixar você pensar um pouco sobre aquela história que você acabou de conhecer.

Lido todo de uma vez, ou aos poucos, o livro é sim uma grande obra repleta de astros da ficção científica e que nos permite viajar pelo imaginário do "e se?". E se em Marte existisse mesmo vida?  E se a civilização tivesse sido extinta? E se isso tudo que sabemos hoje for tudo mentira? Dessa forma os contos são conduzidos, sempre deixando no ar essa dúvida do que realmente existe, e existiu, no nosso vizinho vermelho.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »