Em Águas Sombrias, de Paula Hawkins | Resenha do Livro

Compre o livro na Amazon

 O cenário do livro, e pode-se dizer que é o verdadeiro personagem principal, é uma cidadezinha no interior onde existe um rio que muitas mulheres já se suicidaram, e outras morreram. O local é conhecido como Poço dos Afogamentos, e é temido por alguns. Nel Abbott é o caso mais recente de suicídio no tal poço, e o mais curioso da história é que ela estava escrevendo um livro sobre as mulheres que morreram por lá, e revelando suas verdadeiras histórias.

 Com a morte da irmã, Jules Abbott volta para sua cidade natal para o enterro e também para descobrir o que aconteceu com Nel, já que ela não aceita que a irmã possa ter se suicidado. Já a própria filha, chamada Lena, acredita realmente que sua mãe tirou a própria vida.

 A história se desenvolve ao redor disso, do que aconteceu com as mulheres que morreram no Poço dos Afogamentos, não só Nel, mas como todas as outras. Ao longo do livro segredos vão sendo descobertos e a verdadeira história sendo contada, o que faz com que todos os casos de morte sejam o foco principal de Em Águas Sombrias.


 O livro é narrado de uma forma diferente do usual, no qual cada personagem é responsável por um capítulo, o que faz com que a história tenha diversos pontos de vista. Mesmo o personagem seguinte não sendo o mesmo do capítulo anterior, ele irá continuar a história de onde parou, o que traz dinamismo para o livro e também muita desconfiança.

 Alguns dos personagens mentem, outros são desconfiados, mas todos eles tem seus próprios segredos. E são esses segredos que vão movendo o livro para frente. A cada descoberta um novo plot twist acontece, dando mais folego para a história seguir em frente. O desenvolvimento da história é muio bem feito, com cada personagem explicando um pouco sobre si e também sobre o que sabe. O caminho é bastante complexo, mas é feito de forma lenta e bem feita, porém sem se tornar cansativo.

 Só senti falta de um final mais com a cara do livro, já que foi muito rápido e as coisas se concluíram muito facilmente, tornando uma parte desconexa com o livro em si. Toda a história foi explicada detalhadamente, com calma e atenção para todas as partes, e mais para próximo de uma conclusão ela foi o oposto disso, tendo um final rápido e sem muito espaço para questionamento.

 Dúvida é outro ponto na parte final, já que algumas questões levantadas ao longo da história foram esquecidas, e outros não foram concluídas. Nada que impeça o leitor de criar teorias e chegar a uma conclusão por si só, mas explicar e amarrar todos ganchos seria um fim digno de um livro bem construído.

 A conclusão é satisfatória, mas deixa um pouco a desejar. Parece que o livro estava subindo cada vez mais para um fim grandioso, e na hora de amarrar tudo, não conseguiu sustentar de forma extraordinária, sendo um final abaixo do esperado, porém não é ruim. No fim, o que restará são os espaços em branco, para cada um criar sua própria teoria e discutir com outros leitores qual foi o verdadeiro final para cada história.


Compre o livro na Amazon
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »