Conto da Academia de Caçadores de Sombras, de Cassandra Clare & outros autores | Resenha do Livro


 A coletânea de contos organizado pela autora Cassandra Clare, é a sequência quase direta da série Instrumentos Mortais. A história se passa ao término da guerra do sexto livro, e Simon decide entrar na Academia de Caçadores de Sombras para se tornar um shadowhunter (ou caçador de sombras, se preferir).

 Se passando no período de dois anos, vai desde antes do ex-vampiro ingressar na academia, até o depois da ascensão. Diversas aventuras, aprendizados e confusões inesperadas estão presentes ao longo dessa história.

 Simon perdeu parte de sua memória e com isso pessoas ao seu redor ficam constantemente explicando alguns pontos do passado para ele. O jeito que foi escolhido para relembrar acontecimentos da série Instrumentos Mortais, que deram origem a esse livro.

 O ideal é ler esse copilado de contos após o termino da série original, porém, se o leitor não se incomodar com spoilers, ler esse livro antes de terminar é uma experiência divertida, já que o protagonista está sempre descobrindo o que aconteceu em seu passado, e por consequência, nós também. As duas experiências são proveitosas, e é de fácil entendimento, já que estão sempre re-explicando o universo, para que os leitores consigam compreender.

 Não souber ou não lembrar do que acontece é um elemento surpresa para presenciar enquanto lê. Os principais pontos, mortes, acontecimentos da guerra, e até mesmo aparição de alguns personagens, são citados pelos personagens e aos poucos, ao longo do livro, cada vez mais se descobre sobre o passado que o Simon não lembra mais.

 Os personagens já conhecidos, como Clary, Izzy, Jace, Alec e Magnus, aparecem ao longo do contos, e eles estão levemente diferentes, já que sofreram vivências bastante perturbadoras ao fim da saga anterior. E o protagonista da vez tem que relembrar e perceber o motivo dessas mudanças.

 Cada autor, junto da autora da série, soube trazer um toque diferente para cada parte dessa fase de vida do protagonista. Em média cada conto tem 50 páginas, ao todo são dez histórias, e são contadas de forma contínua. Mesmo tendo tons e focos diferentes, elas se complementam de forma incrível, deixando tudo sincronizado, mas com o toque pessoal de cada um.

 Além do presente, o livro também conta com informações inéditas do passado distante, e não tão distante, da série dos caçadores de sombras. A juventude dos integrantes do Ciclo é bem explorado, mostrando um pouco mais de como surgiram, e também contando novas partes de seus passados. O livro também passeia pelo passado distante da família de Jace, contando sobre a parte da família que até ele desconhece.

  Cassandra soube administrar os contos para que, mesmo com tons diversos, não ficassem com personagens desconexos e diferentes de sua história original, o que é bom para os fãs, e também para quem está lendo. Além disso, os personagens novos também são atraentes e é fácil de se apegar à eles.

 Ao término do livro percebe-se que muito foi aprofundado nesse universo dos shadowhunters, e que é um livro importante dentro do universo, não apenas um copilado de contos avulsos. E nos últimos suspiros do livro é quando acontece algo inesperado, que nunca pensei que pudesse acontecer tão próximo de um final.

Compre o livro na Amazon
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »