Doctor Who: 12 Doutores, 12 Histórias | Resenha do Livro


O livro de Doctor Who publicado pela Fabrica 231, selo da Editora Rocco, é uma coletânea de contos, de 12 autores diferentes. Cada um deles escreveu sua própria história, que tem uma média de 40 páginas, sobre os 12 primeiros Doctors.

 Como é de se esperar em um livro de contos, existem as histórias fantásticas e as chatas. Grande parte das histórias foram realmente atraentes e empolgantes, que realmente acrescentam algo para o universo da série, mas também é um ótimo livro de se ler mesmo sem conhecer Doctor Who.

 Cada autor tem seu próprio jeito de contar a história, com suas características próprias, mas todos souberam usar os trejeitos marcantes de cada Doctor para que tudo ficasse ainda mais imersivo. É um livro incrível para repensar o universo, apresentando histórias de Doctors da série clássica fazendo referência à Doctors da era "New Who" (a série atual, de 2005 em diante).

 Nesse livro é possível a história do 4º Doctor encontrar as consequências de uma futura encarnação da era "New Who", coisa que nunca iria acontecer na série de TV. Lendo se entende melhor o desenvolver da história que foi pensada pelo Philip Reeve. Sem dúvida dos melhores contos, que se passa todo dentro de uma árvore que é tão grande complexa que abriga uma cidade inteira, e o Doctor é odiado por todos os habitantes por algo que ele fez, mas não sabe ainda.

O autor Neil Gaiman, que é responsável pelo conto do 11º Doctor, apresenta uma história incrível e rápida de se ler. O que aconteceria se uma raça alienígena comprasse a Terra? O Doctor junto da Amy Pond são os participantes da trama e tentam descobrir esse mistério, sempre fazendo referências à série de TV atual.

Uma referência que ainda acrescenta história para o universo é o conto do 9º Doctor, escrito pelo Charlie Higson. Todo o conto se passa no primeiro episódio da primeira temporada da "New Who", na série de TV o conto se encaixa em um intervalo de poucos segundos, mas no livro descobrimos que na verdade foi uma história complexa e intensa!

Derek Landy também foi outro autor que me surpreendeu positivamente, com a história do 10° Doctor, que se passa no mundo dos livros, literalmente! A companion é a Marta, que junto do Doctor da vez, se depara em um planeta que é a cópia de um livro que Marta leu na infância. Já adianto que muitas referências da literatura atual serão citadas ao longo desse conto incrível que só deu vontade de visitar esse tal planeta (mesmo ele tendo seus problemas...).

Existem ainda outros diversos autores, com diversos contos, que falam sobre piratas, ladrões, crimes, mistérios, suspenses e claro: muita viagem no tempo.

Cada história tem sua particularidade, sendo incrível de seu próprio jeito, mas cada pessoa se sentirá atraído por uma história diferente. Particularmente, me senti mais atraído pelos contos do "New Who", já que são com os personagens da parte do universo que mais conheço.

É um ótimo livro para todos, fãs de Doctor Who ou não, basta apenas gostar de viagem no tempo e mundos de fantasia.

Compre o livro na Amazon
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »